• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Personagem 'Rê Bordosa' celebra 40 anos com festa para arrecadar recursos para Angeli
Cultura

Personagem 'Rê Bordosa' celebra 40 anos com festa para arrecadar recursos para Angeli

Cartunista foi diagnosticado com demência frontotemporal

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Personagem 'Rê Bordosa' celebra 40 anos com festa para arrecadar recursos para Angeli

Foto: Reprodução

“A Rê fez aniversário em abril, mas a ressaca foi tamanha que a festa vai ser só agora.” Quem avisa é a designer Carolina Guaycuru, casada com o cartunista Angeli. A aniversariante, no caso, é Rê Bordosa, um dos mais carismáticos personagens criados pelo artista paulistano. Ela veio ao mundo em 4 de abril de 1984, já de óculos escuros, cabelo espetado, decote provocante, com vida sexual animadíssima, um fraco por drogas lícitas e ilícitas e, detalhe pessoal, recuperando-se de noitadas e angústias na banheira. As informações são do jornal O GLOBO. 

O legado da personagem que simbolizou o espírito punk dos anos 1980 será celebrado neste sábado (30), das 16h às 21h, no evento “40 anos de Rê Bordosa: a festa da porralouca”, realizado pela Fresh People no MIS Experience, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 60 e a renda será revertida para Angeli, que se aposentou das tirinhas em 2022, após o diagnóstico de demência frontotemporal (mesma doença neurodegenerativa que acomete o ator americano Bruce Willis e o ex-repórter da TV Globo Maurício Kubrusly). A festa contará com apresentações das bandas Saco de Ratos e Fábrica de Animais, do ator Mario Bortolotto e das atrizes Grace Gianoukas e Paula Cohen (que já encarnaram Rê em diferentes produções).

‘Outra maneira de viver’

O cartunista Orlando Pedroso, um dos idealizadores do evento, contou que um grupo de amigos de Angeli cogitou diversos projetos para reforçar o caixa do criador de Bob Cuspe e dos Skrotinhos, de rifas a leilões, até se decidirem por uma festança (o que Rê Bordosa decerto aprovaria).

Ao GLOBO, Carolina afirmou que o marido “está bem, dentro do possível”.

"Hoje ele tem outra maneira de viver e de se expressar, o cérebro dele funciona em um outro registro. Nós, que o amamos, vamos encontrando caminhos para que essa nova maneira dele de ser se achegue à nossa. E para que a vida dele seja a melhor possível, mesmo sem ter a estrutura do Bruce Willis", diz ela, que descreve Rê Bordosa como “uma libertária”. — Ela quebrou paradigmas, trouxe à baila temas como a igualdade comportamental e sexual entre homens e mulheres.

No curta “Dossiê Rê Bordosa”, de 2008, Angeli recorda a inspiração da personagem: certa madrugada, ao se dirigir ao banheiro do Riviera Bar, ele topou com uma mulher fazendo xixi de pé no mictório. “Depois das cinco da manhã, eu faço coisas de que até Deus duvida”, ela teria dito. Mais tarde, Rê Bordosa foi flagrada na mesma situação numa tirinha.

Frequentadora assídua de bares, onde interagia com personagens como o garçom Juvenal e o militante melancólico Meiaoito, Rê acordava “às 5 da tarde no maior bode”. Para curar a ressaca, receitava “sopa com uma aspirina” — mas a sopa tinha que ser de vodca.

Fonte de inspiração

Grace Gianoukas chegou a São Paulo no mesmo ano em que Rê Bordosa nasceu e foi apresentada à personagem pelo escritor e conterrâneo gaúcho Caio Fernando Abreu, que era leitor assíduo da revista Chiclete com Banana, onde eram publicadas as desventuras das crias de Angeli e histórias de outros cartunistas que despontavam à época, como Laerte e Glauco. A atriz conta que, ao lado de Rita Lee, Rê Bordosa foi sua grande inspiração.

"A obra genial do Angeli institucionalizou a sabedoria underground e chancelou minha escolha, enquanto jovem adulta, pelo humor, pelo desaforo, pelo deboche, pela autocrítica e por rir de mim mesma e da sociedade", afirma a atriz, que deu voz à personagem em animações. — Com a Rê Bordosa, Angeli descortinou a escrotidão da noite e essa vontade que todos temos de transgredir. As tirinhas dele sempre foram minhas bússolas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.