Personalidades negras passam a integrar Dicionário Biográfico-Histórico da Bahia
A obra traz 10 personalidades negras que tiveram atuação marcante no Estado, durante os anos 70 e 80
Foto: Divulgação
Entre os anos de 70 e 80, o Movimento Negro da Bahia teve uma participação política marcante consagrando personalidades como Lino Almeida, Ana Célia Silva, Gilberto Leal, e os memoráveis Jônatas Conceição e Luiza Bairros. Em homenagem a estes e outros decanos da militância negra, passam a integrar ao Dicionário Biográfico-Histórico da Bahia (DBHB), organizado pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), 10 verbetes que apresentam essas biografias, nesta segunda (12).
O projeto foi elaborado pelo CMB, unidade gerida pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que se destaca como uma importante obra de referência para pesquisadores e historiadores. A obra oferece informações biográficas de personalidades baianas desde a proclamação da República (1889) até o ano de 2022, além de textos sobre temas referentes à sua economia, sociedade e órgãos públicos.
Em especial, esta edição consiste na elaboração de verbetes biográficos das principais lideranças do Movimento Negro da Bahia nos anos 70 e 80, que tiveram atuação política na Bahia republicana entre eles estão Antônio Carlos, o Vovô do Ilê; João Jorge; Luis Alberto; a Secretária de Cultura do Estado Arany Santana, Ana Célia Silva; Gilberto Leal, Lino Almeida, Jônatas Conceição, e Zulu Araújo.
Durante a tarde do dia 12 de dezembro, lideranças do Movimento Negro da Bahia se reúnem para o lançamento do material digital, que ficará disponível no site da FPC.
Serviço:
- Lançamento dos verbetes de personalidades negra da Bahia
- Quando: 12 de dezembro, às 17h
- Onde: Centro de Memória da Bahia - Rua General Labatut, 27, semienterrado - Biblioteca Central da Bahia
- Gratuito