Pesquisa aponta alta de 112% nas buscas por passagens aéreas
55% das viagens realizadas pelos brasileiros são com parentes
Foto: Divulgação/MTUR
Com a proximidade das férias do meio do ano, viagens pelo Brasil já estão sendo programadas, especialmente por famílias. Segundo um levantamento do site Booking.com, houve aumento de 112% na busca de passagens aéreas para este perfil. O resultado corrobora dados da pesquisa Tendências de Turismo do Ministério do Turismo, segundo os quais 55% das viagens realizadas pelos brasileiros são com parentes.
O Booking também mediu a procura por acomodação em destinos nacionais ante o mesmo período do ano passado. Neste caso, Santo Amaro (MA), Ubatuba (SP), Ilhabela (SP), Balneário Camboriú (SC) e Arraial d’Ajuda (BA) figuram entre as cinco cidades que mais cresceram na lista de interesse das famílias brasileiras para as férias do meio do ano, com datas entre os meses de junho e agosto de 2024.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemora os dados do levantamento da plataforma. “Mais pessoas viajando pelo Brasil é tudo o que a gente quer, e o Governo Federal tem somado vários esforços neste sentido. Nós temos trabalhado por isso e para que as experiências dos turistas sejam agradáveis, seguras e positivas não apenas para o viajante, mas para todos os trabalhadores e empresários do setor” destaca Sabino.
Em outro levantamento recente, o Booking apontou que 60% das famílias brasileiras querem viajar para destinos econômicos. Conforme o mesmo estudo, passar tempo de qualidade junto a parentes é o desejo de 66% dos turistas, e outros 54% pretendem conhecer novos lugares. A pesquisa do site considera como família grupos com ao menos uma criança ou adolescente.
Tendências
A pesquisa Tendências de Turismo do MTur apresenta vários pontos de interesse dos viajantes brasileiros. Para os entrevistados no estudo, a principal escolha são destinos de sol e praia, eleitos por 51% dos consultados. Em seguida vêm, respectivamente, campo, com 9% das intenções; ecoturismo (9%); saúde e bem-estar (5%); diversão noturna (5%) e aventura (4%).
De acordo com o levantamento, 43% do público ouvido deve fazer alguma viagem turística em 2024. Deste total, 92% pretendem aproveitar as belezas e atrações do Brasil.