Pesquisa aponta brasileiros como os mais insatisfeitos em relação ao governo frente à pandemia
Levantamento abrangeu 53 países
Foto: Nelson Almeida / AFP
Uma pesquisa realizada com mais de 120 mil pessoas de 53 países apontou que o brasileiro é o mais insatisfeito com a resposta do governo em relação à pandemia de Covid-19. Apenas 34% dos entrevistados, no Brasil, acreditam que o governo respondeu “bem” no combate ao novo coronavírus. Entre os chilenos, 39% acham que o governo não fez o suficiente.
A percepção dos dois países da América Latina difere bastante do resto do mundo, segundo o levantamento online da 'think-tank' alemã Dalia Research, em colaboração com a Alliance of Democracies. A pesquisa foi feita entre 20 de abril e 3 de junho.
A maioria dos entrevistados (70%) aprovou a atuação dos seus governos para conter a Covid-19. Os mais satisfeitos estão na China (95%), no Vietnã (95%), na Grécia (89%), na Malásia (89%) e na Irlanda (87%). Esses índices são menores na França (46%), Espanha (50%), Japão (52%), Estados Unidos (53%), Itália (53%), Rússia (54%) e Reino Unido (58%).
Dentre as 53 nações pesquisadas, cerca de metade dos entrevistados acredita que seu país aplicou a "quantidade certa" de restrições à circulação para combater a pandemia enquanto 28% acham que seu governo "não fez o suficiente".
As pesquisas da Dalia são realizadas por meio de dispositivos conectados à internet, como smartphones, tablets e computadores. O recrutamento é aberto e aproveita o alcance de mais de 40 mil aplicativos e sites para celular de terceiros.