Pesquisa aponta que 10% dos brasileiros nunca foram à praia; veja
Fundação Boticário mostra a relação da população com o mar
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa feita pela Fundação Boticário, divulgada em um evento paralelo da Conferência do Oceano da Organização das Nações Unidas (ONU), em Lisboa, revelou que cerca de 10% dos brasileiros nunca foram à praia. Além disso, 40% dos entrevistados disseram acreditar que suas ações no dia-a-dia não têm nenhum impacto na conservação do oceano.
O estudo, que contou com 2 mil entrevistas em todas as regiões do Brasil, também avaliou o conhecimento dos brasileiros sobre outros ambientes costeiros e marinhos, para além das praias. Os recifes de corais, por exemplo, que estão ameaçados por efeitos da mudança climática, são um dos ecossistemas que a população mais ouviu falar, mas que menos visitou pessoalmente. Embora 80% dos entrevistados conheçam recifes de corais, 75% nunca visitaram, de fato, este ambiente.
Responsável por cobrir mais de 70% da área do planeta, o oceano é essencial para a manutenção da vida na Terra, mas sua saúde está em perigo. Este alerta é o principal foco da Conferência do Oceano da ONU, que ocorre em Portugal até esta sexta (1º). O evento reúne delegações de diversos países para promover o desenvolvimento de ações concretas, tanto de países como de instituições privadas, para que as metas da Agenda 2030, também conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sejam atingidas.