• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisa aponta que 15% das brasileiras dizem já ter sido vítimas de estupro

Pesquisa aponta que 15% das brasileiras dizem já ter sido vítimas de estupro

Levantamento também mostra que muitos casos ocorreram ainda na infância

Por Da Redação
Às

Pesquisa aponta que 15% das brasileiras dizem já ter sido vítimas de estupro

Foto: Reprodução/iStockphotos

Um levantamento dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, divulgado nesta terça-feira (30), revela que 15% das brasileiras afirmam já ter sido vítimas de estupro. Entre elas, 12% relataram que a violência aconteceu quando tinham até 13 anos e, desse grupo, mais da metade (57%) não contou para ninguém.

A maioria das mulheres que sofreram estupro, seja na infância ou na vida adulta, disse não ter buscado atendimento em serviços de saúde. Entre as vítimas, 8% afirmaram que engravidaram em decorrência da violência.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, sendo 622 mulheres com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 11 e 25 de julho.

Outros recortes

O estudo também mostra que seis em cada dez brasileiros (59%) conhecem uma mulher que foi estuprada ainda na infância. Já 22% disseram conhecer vítimas que engravidaram após a violência.

Outro dado aponta que quase metade da população (47%) conhece alguma mulher que já fez um aborto e, desses casos, 71% ocorreram de forma clandestina.

A pesquisa revelou ainda desconhecimento sobre a legislação: apenas 43% sabem que o aborto é permitido em casos de estupro, estupro de vulnerável, risco de vida para a gestante e malformação fetal.

No caso de violência sexual, só quatro em cada dez entrevistados sabem que não é necessário apresentar boletim de ocorrência para ter acesso ao procedimento. Para oito em cada dez, faltam informações claras sobre o tema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário