Pesquisa aponta que 61% dos brasileiros conhecem alguém que morreu de Covid-19
Doença matou mais de 663 mil pessoas no Brasil
Foto: Agência Brasil
Um levantamento inédito feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Instituto FSB Pesquisa, divulgado nesta sexta-feira (29), mostra que seis em cada 10 brasileiros conhecem alguém que morreu por complicações da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a pesquisa, o número engloba pessoas que conhecem ao menos um amigo, parente ou colega de trabalho que perdeu a vida. No Brasil, mais de 663 mil pessoas morreram.
As organizações entrevistaram 2.015 brasileiros de 16 anos ou mais, em todas as unidades da Federação. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 5 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No geral, 40% dos entrevistados são de pessoas que perderam amigos. Apesar do alto número de brasileiros que conhecem alguma vítima da Covid-19, 37% dos entrevistados não perderam nenhum conhecido para a doença. Do total de respostas coletadas, 21% são de pessoas que perderam parentes que viviam em outra residência; e 3% são de quem perdeu familiares que moravam na mesma casa. Além disso, 8% dos entrevistados conhecem um colega de trabalho que morreu.
Embora sejam altos os indicadores sobre amigos e familiares vítimas da Covid-19, a percepção dos brasileiros sobre a crise sanitária melhorou nos últimos meses. Dados da CNI mostram que, em abril de 2021, 89% dos entrevistados consideravam a situação da pandemia no Brasil como grave ou muito grave. Em abril deste ano, o índice caiu para 40%.