Pesquisa aponta que brasileiros confiam mais no SUS do que no governo federal
Levantamento ouviu 1.259 cidadãos, entre 5 e 7 de abril

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada pela EXAME/IDEIA, projeto que une a Exame Invest Pro e o instituto de pesquisa especializada em opinião pública, 48% da população estão com ideias diferentes sobre as principais instituições públicas no Brasil no que se refere a informações sobre a pandemia de Covid-19.
Desses 48%, 21 pontos percentuais mostra confiança nos governos e nas instituições, no entanto, 27 pontos percentuais apontam desconfiança. Dentre as que ganharam credibilidade dos brasileiros está o Sistema Único de Saúde (SUS), que alcançou 36%. Em seguida, as prefeituras, com 24%, e os governos estaduais, com 23%.
Já entre os órgãos que mais decepcionaram os cidadãos está o governo federal que caiu no conceito de 36% da população. O Supremo Tribunal Federal (STF) vem em seguida, com 27%. As Forças Armadas perderam a confiança de 18% dos cidadãos.
O levantamento entrevistou 1.259 mil pessoas entre os dias 5 e 7 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Para Maurício Moura, fundador do IDEIA, as oscilações na confiança da população em relação às instituições refletem a reputação da pessoa organismos. "O aumento da confiança no SUS, por exemplo, mostra a importância dele no imaginário da opinião pública."