Pesquisa aponta que cancelamento dos Jogos Olímpicos ganha força entre população japonesa
Cerimonia de abertura está prevista para acontecer em 23 de julho
Foto: Reprodução/O Popular
Os planos para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio estão ficando mais incertos a cada dia. À medida que os casos de coronavírus aumentam em todo o mundo, as autoridades de Tóquio e do Comitê Olímpico Internacional (COI) começaram a reconhecer que a realização de jogos seguros pode não ser possível, pondo em risco os sonhos de que as Olimpíadas poderiam servir como um celebração global do fim da pandemia. Em vez disso, o COI pode ser forçado a cancelar as Olimpíadas pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.
A atitude seria um grande golpe financeiro para a organização olímpica e para o Japão, que gastou mais de U$ 12 bilhões construindo estádios e melhorando sua infraestrutura para se preparar para os Jogos, e outros bilhões para atrasar o evento por um ano. Nas últimas semanas, autoridades japonesas e olímpicas insistiram que os Jogos seguiriam em frente e que não era possível adiar mais. Os organizadores têm tentado traçar planos para realizar os Jogos de uma maneira aceitável para o público, anunciando uma série de medidas de segurança.
Em uma pesquisa realizada este mês, a emissora japonesa NHK descobriu que quase 80% dos entrevistados acreditavam que os Jogos deveriam ser adiados ou cancelados. Em outubro, menos da metade dos entrevistados disse isso. O número subiu para 71% em dezembro. Na sexta-feira da semana passada (8) , Taro Kono, ministro da Reforma Administrativa do Japão, rompeu com a linha oficial de seu governo, dizendo que os Jogos "poderiam ir para qualquer lado", de acordo com um relatório da Reuters.
Suas declarações seguiram-se a comentários semelhantes nesta semana do canadense Dick Pound, o membro do COI mais antigo, que disse à BBC que "não havia garantia" de que os Jogos iriam acontecer. Os organizadores em Tóquio e no COI concordaram em março em adiar os Jogos por um ano e a cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para 23 de julho.