Pesquisa aponta que mulheres são maioria da população baiana
Levantamento revela que mulheres cuidam melhor da saúde, se alimentam melhor e estudam mais que homens

Foto: Agência Brasil
As mulheres são a maioria da população brasileira (51,8%) e maioria da população baiana (51,6%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
Um levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, apontou que na Bahia 8 em cada 10 mulheres adultas (82%) vão a pelo menos uma consulta médica por ano. Entre os homens, a proporção é de 6 em cada 10 (65,5%).
No caso de consultas com dentista, quase metade das mulheres adultas baianas vão (48,1%). Já os homens, a proporção é de 39,9%.
As mulheres baianas também são as que mais se alimentam melhor. Elas (11,6%) fazem a ingestão recomendada de hortaliças ou frutas melhores que os homens (6,2%).
Elas estudam mais
Na Bahia, as mulheres de 25 anos ou mais têm uma média de anos de estudo maior. São 8,4 anos frente a 7,6 anos entre os homens. O percentual de mulheres baianas de 25 anos ou mais de idade que têm curso superior completo (13,3%) também é bem maior do que o de homens com o mesmo nível de instrução (8,7%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), de 2019.