Pesquisa aponta que proteínas da chia ajudam a deter doenças cardiovasculares
A semente de chia pode melhorar o trânsito intestinal, colesterol e até diminuir o apetite
Foto: Reprodução
Considerada um alimento com diversos benefícios para saúde, a semente de chia pode melhorar o trânsito intestinal, colesterol e até diminuir o apetite, pois é rica em fibras e vitaminas. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), as proteínas da semente nutritiva, provocam ainda alterações metabólicas significativas que contribuem diretamente para evitar doenças cardiovasculares.
Os testes foram feitos em laboratório, simulando a digestão da planta. A responsável pela pesquisa, Mariana Grancieri, vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2021 na área de Nutrição, observou que essas proteínas produziram efeitos anti-inflamatórios além de reduzir os níveis de gordura e obesidade.
Fonte de ômega-3, a chia pode se tornar um aliado natural poderoso, a ser usado como suplemento alimentar ou produto fitoterápico, no combate ao desenvolvimento e às complicações das patalogias cardíacas, do diabetes, das inflamações crônicas e até do câncer, segundo afirma a pesquisadora. “A chia é uma fonte natural e de baixo custo, que pode colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população”.
Os estudos ocorreram na UFV e na Universidade de Illinois (EUA).