Pesquisa Atlas/ Bloomberg: Lula lidera intenção de votos no primeiro turno em cenários eleitorais de 2026
O ministro Fernando Haddad também aparece com vantagem

Foto: Presidente Lula. Créditos: Lula Oficial / Flickr
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 44% das intenções de votos no primeiro turno, em cenários eleitorais de 2026. Os dados são da pesquisa da Atlas/Bloomberg divulgada pela Atlas Intel nesta quinta-feira (28).
A pesquisa foi realizada com 6.238 adultos da população brasileira no período de 20 a 25 de agosto por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas DRD). A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos e com 95% de nível de confiança.
Em um cenário de primeiro turno entre Lula e Tarcísio Freitas, o atual presidente do Brasil lidera com 44,1% das de voto com uma vantagem de 12,3 pp sobre o governado de São Paulo, aparece com 31,8%. Apesar da de estar na segunda posição, Tarcísio registra uma ampliação de vantagem de 3,2 pp em comparação com a pesquisa de junho.
Nenhum outro candidato supera 5% das intenções de voto, sendo que Renaldo Caiado regista 3,2%, enquanto os demais somam 16,7% das intenções de voto. Os que responderam não sei, nulo e branco somam 4,2%.
No cenário em que Tarcísio é substituído pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ela aparece com 29,7% das intenções de voto em comparação com os 44,2% de Lula. Em relação a junho, a vantagem de Lula sobre Michelle diminuiu 4,3 pp.
Neste contexto, Romeu Zema aparece em terceiro lugar com 7,1% das intenções de voto, seguido por Ratinho Jr com 5,2%, Ciro Gomes com 4,5%, Ronaldo Caiado com 4,3%, e Pablo Marçal e Eduardo leite como menos de 2%. Os que responderam não sei, branco ou nulo totalizaram 2,2%.
O PT também se mantém na liderança do primeiro turno no cenário em que Fernando Haddad é candidato do partido. O ministro da Fazenda aparece com 36,2% das intenções de voto em comparação com 32,2% de Tarcísio, o que demonstra uma ampliação da sua vantagem em 3,6 pp em comparação com o mês de julho.
No caso de segundo turno, a pesquisa aponta que Lula tem vantagem nas intenções de voto em cenários contra Michele Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite. Porém, ele perde em relação a Tarcísio Fretas, que apresenta vantagem de 1,8 pp, e empata com Jair Bolsonaro, ambos com 48,3% da intenção de votos.