Pesquisa de Oxford, aponta que Brasil tem 'tropa cibernética' de desinformação
O grupo de pesquisadores constatou que, em relação a 2019, houve crescimento no número de países com esse tipo de atividade
Foto: Reprodução
De acordo com um levantamento da Universidade de Oxford divulgado em janeiro, 81 países foram em 2020 cenários de ações de "propaganda computacional" e "desinformação industrializada" sobre temas políticos. O Brasil faz parte da lista.
No estudo, o Brasil aparece com "tropas cibernéticas" dedicadas a atacar opositores do governo e aumentar a polarização na sociedade, entre outras metas. Em seu repertório de instrumentos, estavam as fake news. Essas notícias falsas, inventadas para manipular a opinião pública, foram massificadas por robôs nas redes sociais.
O grupo de pesquisadores constatou que, em relação a 2019, houve crescimento no número de países com esse tipo de atividade.
Segundo o estudo, desde 2009, em todo o mundo, quase US$ 60 milhões foram gastos em serviços de desinformação. Eles foram prestados por empresas privadas, em todo o mundo. O número de campanhas de "propaganda computacional" dirigidas por governos ou partidos, cresceu constantemente ao longo dos anos pesquisados, aponta o trabalho.