Coronavírus

Pesquisa detecta coronavírus pela análise de retina

Estudo vai orientar cientistas brasileiros a entender dinâmica do vírus e sequelas nos infectados

Por Da Redação
Ás

Pesquisa detecta coronavírus pela análise de retina

Foto: Divulgação/Fiocruz

Uma pesquisa realizada por cientistas brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiram, pela primeira vez, detectar o coronavírus em retinas. Com esse estudo, os profissionais poderão compreender melhor a dinâmica do vírus e as sequelas em pacientes infectados.  

O estudo analisou retinas de pacientes que morreram em decorrência da covid-19 e compararam com fotos dos olhos desses pacientes quando vivos para analisar as diferenças e formas de aferir a presença do vírus a partir da retina. 

A retina é um biomarcador importante, pois faz parte do sistema nervoso, e vai permitir identificar a presença do vírus em determinados locais do corpo, segundo o professor da UFRJ e um dos coordenadores do estudo Rubens Belfort Jr.

“A pesquisa pode ajudar a entender a existência das sequelas e como combater às sequelas, como aquelas relacionadas alterações neurológicas que alguns pacientes com covid-19 desenvolvem”, disse Rubens Belfort. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.