Economia

Pesquisa mostra que 45,5% dos brasileiros preferem bancos digitais

Especialistas afirmam que facilidade de acesso é fator de sucesso

Por Da Redação
Ás

Pesquisa mostra que 45,5% dos brasileiros preferem bancos digitais

Foto: Reprodução/Pixabay

Os bancos digitais, também conhecidos como fintechs, caíram no gosto do brasileiro e já são preferidos por 45,5% dos consumidores, segundo a quinta edição do Ranking de Onboarding, realizado pela Idwal.

Para especialistas, o trabalho do Banco Central para ampliar o acesso da população aos serviços bancários e a facilidade de garantir a abertura de uma conta sem ir a uma agência fizeram com os clientes aderissem a essa modalidade de instituição. Só em 2022, o total de correntistas nesses bancos passaram de 1 bilhão. 

O levantamento foi feito com mais de 2 mil clientes de 23 instituições financeiras. Entre elas, estavam bancos tradicionais e as próprias fintechs. A pesquisa mostra também que a proporção de usuários com os dois tipos de conta chegou a 72,8% em 2022. Além disso, o número de contas por pessoa passou de 3,5 em 2020 para 5,2 no ano passado. Isso faz do Brasil um dos países mais bancarizados e com a maior digitalização financeira do mundo.

“A gente passou por um período muito longo de baixa bancarização da população brasileira. Sabendo disso, o Banco Central promoveu uma flexibilização da regulamentação bancária para permitir que os serviços bancários de pagamentos e manutenção de contas pudessem atingir um percentual maior de pessoas”, avalia Marcelo Godke, advogado especializado em Direito Bancário.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário