Pesquisa mostra que minorias não alcançam 10% do quadro de empregados nas empresas
Negros, LGBTI+ e deficientes ainda são minorias entre as empresas
Foto: Reprodução/Pexels
Uma pesquisa revelou que menos de 10% dos empregados das empresas fazem parte dos grupos considerados minoritários, como negros, LGBTI+ e deficientes (PCDs). O levantamento é da Pulses, plataforma de soluções de clima, em parceria com a Nohs Somos, startup de inclusão.
O estudo aponta que as minorias continuam sendo minorias nos quadros de funcionários. Entre os mais de 6 mil entrevistados, 8% se declararam negos; 4% não binários, pessoas trans e travestis; 8% LGBTI+ e 3% relataram ter algum tipo de deficiência.
Em relação à percepção dos colaboradores sobre a existência de diversidade na equipe, 73% afirmaram que a organização possui bastante diversidade.
No entanto, esse resultado é diferente dos dados de pesquisa, já que as pessoas que se declaram parte de alguma minoria representam menos de 10% do quadro de colaboradores.
A pesquisa também mostra que, embora exista uma percepção de combate à discriminação e de práticas inclusivas, 50% dos colaboradores disseram não conhecer a política de diversidade e inclusão da organização.