Pesquisa revela aumento de 16% no fluxo de clientes em shoppings em julho
Estudo da IPV indica crescimento no movimento de consumidores e preferência por lojas dentro de shoppings

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
De acordo com a pesquisa realizada pela IPV (Índices de Performance do Varejo), os números do mês de julho trouxeram boas notícias para o setor de varejo, especialmente para os shopping centers. O estudo, conduzido em colaboração entre a venture capital HiPartners Capital & Work e a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), revelou um aumento significativo no fluxo de clientes em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O relatório apontou um crescimento de aproximadamente 16% no número de pessoas que visitaram os shoppings em julho de 2023 em relação a julho de 2022. A tendência de crescimento também foi constatada na análise mensal, quando comparado com junho deste ano. Enquanto as lojas de rua enfrentaram uma queda de 2% no fluxo de clientes, as lojas situadas em shopping centers experimentaram um aumento de 11%.
Quanto às vendas, o estudo revelou um incremento de 9% nas vendas físicas em geral, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Especificamente nas vendas de lojas de rua, o crescimento foi de 13%, demonstrando a retomada do interesse dos consumidores por essa modalidade de estabelecimento. Em contraste, as lojas localizadas em shoppings apresentaram um aumento de 3%, resultado similar ao registrado em junho.