Mundo

Pesquisa revela presença de 'genes zumbis' em cérebro humano

Estudo foi publicado na revista Nature Scientific Reports

Por Da Redação
Ás

Pesquisa revela presença de 'genes zumbis' em cérebro humano

Foto: Reprodução

Uma pesquisa da Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, descobriram a existência de "gene zumbis" no cérebro humano. Cientistas apontam que após a morte de tecidos cerebrais, coletados de um banco de dados, o UI NeuroRepository, notou-se o aumento da atividade de elementos que possuíam o código em questão – células inflamatórias chamadas gliais. O artigo foi publicado na última terça-feira (23), na revista Nature Scientific Reports.

"Que as células gliais aumentem após a morte não é muito surpreendente, visto que são inflamatórias e têm a função de ajeitarem as coisas após lesões cerebrais, como privação de oxigênio ou derrame", explica Jeffrey Loeb, chefe de neurologia e reabilitação e autor principal do artigo.

Porém, a surpresa da pesquisa é que esse processo se intensifica e ocorre por muitas horas após o falecimento do individuo, havendo até um crescimento e germinação das "criaturinhas" em longos apêndices semelhantes a braços.

Segundo o artigo, 80% dos genes analisados permaneceram relativamente estáveis por 24 horas, sendo que alguns deles executam funções celulares básicas.

"A boa notícia é que agora sabemos quais genes e tipos de células são estáveis, quais se degradam e quais aumentam com o tempo para melhor compreensão de estudos cerebrais post-mortem", comemora Jeffrey.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário