Pesquisa revela que 25% dos candidatos da Geração Z levam os pais para entrevistas de emprego
Levantamento entrevistou 1.428 jovens nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Ilustrativa
Uma pesquisa recente revelou que 25% dos candidatos da Geração Z levaram os pais para entrevistas de emprego nos Estados Unidos. O levantamento, conduzido pela Resume Templates, entrevistou 1.428 jovens em busca de uma vaga neste ano. Além disso, o estudo apontou que 70% desses candidatos pediram ajuda aos pais na busca por emprego e 16% chegaram a solicitar que seus pais enviassem os requerimentos em seu nome.
A pesquisa destacou que, embora os pais possam ser um apoio importante, ajudando os filhos a ensaiar respostas e a fazer networking, o envolvimento excessivo pode interferir na independência dos candidatos.
Em um em cada dez casos, os pais escreveram os currículos para os filhos. As mães se mostraram mais ativas nesse suporte do que os pais, e 83% dos jovens empregados atribuíram seu sucesso profissional ao auxílio dos pais.
O estudo surge em um contexto de preocupação por parte dos empregadores em relação à Geração Z. Uma pesquisa da Intelligent.com revelou que seis em cada dez empresas demitiram recém-formados contratados no início do ano, citando dificuldades com habilidades de comunicação, profissionalismo e falta de iniciativa. Além disso, 14% dos empregadores afirmaram que podem não contratar novos formandos no próximo ano devido a esses problemas.