Pesquisa revela que brasileiros assinam em média oito plataformas de conteúdo
Os números demonstram um avanço de 72% no total de assinantes em 2023
Foto: Reprodução/IAM-photography/Getty Images
De acordo com um levantamento da consultoria Comscore em parceria com a empresa americana Siprocal, e divulgado pelo jornal Valor Econômico, o mercado de streaming na América Latina está em expansão, e os brasileiros demonstram um engajamento notável, mantendo, em média, oito assinaturas de serviços de plataformas de conteúdo. As informações são do Metrópoles.
Os números demonstrando um avanço de 72% no total de assinantes em 2023 nos principais mercados latino-americanos, incluindo o Brasil, em comparação ao ano anterior. No cenário nacional, dos oito serviços em média, 4,7 correspondem a assinaturas de plataformas pagas, enquanto 3,5 são de plataformas gratuitas suportadas por publicidade. O Brasil se destaca por um maior consumo de conteúdo pago em relação a outros mercados da região, como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru e México.
Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil, comenta sobre a tendência: “O crescimento da TV conectada (CTV) e do streaming segue impressionando quem acompanha esse mercado de perto. Vemos agora os consumidores com poder para escolher o que lhes é mais conveniente.”
A pesquisa ainda revela que na categoria CTV, 96% dos espectadores brasileiros consomem conteúdo por meio de TVs “inteligentes” (as Smart TVs); 20% acessam através de dispositivos de streaming (como Roku, Fire TV, Chromecast, etc.); 16% utilizam aparelhos fornecidos por operadoras de telecomunicação; e outros 16% recorrem a consoles de videogames.
Nos sete principais mercados da América Latina, houve um crescimento anual de 34% no número de usuários de CTV em 2023, atingindo aproximadamente 200 milhões de pessoas. Somente no Brasil, são contabilizados 66 milhões de usuários nesta categoria.