Pesquisadora brasileira encontra proteína chave para o tratamento da Covid-19

Beatriz Fontoura faz parte de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Southwestern, no Texas

Por Da Redação
Ás

Pesquisadora brasileira encontra proteína chave para o tratamento da Covid-19

Foto: Getty Images

Um estudo realizado na Universidade Southwestern, nos Estados Unidos, analisou a ação da Nsp1, uma proteína capaz de bloquear a replicação viral das células infectadas com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com os pesquisadores, a proteína pode ser uma peça chave para o tratamento. “Quando um vírus infecta uma célula, a forma como a célula hospedeira reage é alterando as vias (ou redes) celulares de certa maneira que neutraliza a infecção viral”, afirmou Beatriz Fontoura, uma das autoras da pesquisa e professora de biologia celular da Universidade Southwestern, conforme reportado pelo EurekAkert!. 

Publicado na revista científica Science Advances, o estudo aponta ainda que a proteína Nsp1 é capaz de impedir que os genes sejam multiplicados no organismo. O estudo aponta ainda que sem este poder a doença se torna mais fraca e pode ser combatida pelos próprios anticorpos dos pacientes, que ainda podem estar munidos com remédios que auxiliem na luta contra o vírus Sars-CoV-2.

Os pesquisadores lembram que o vírus é replicado através dos genes de uma célula hospedeira. Descrita como multifuncional, a proteína Nsp1 age diretamente para interromper este ciclo. Assim, ao bloquear a ação de exportação do vírus de RNA mensageiro o núcleo da célula para outro compartimento, o citoplasma, é possível impedir esta multiplicação. A pesquisa levou em consideração resultados do uso desta proteína no combate ao vírus influenza. Com o Sars-CoV-2, os resultados também mostraram a inibição da exportação nuclear da célula hospedeira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário