• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Pesquisadora da cultura afro-brasileira, Carolina Cunha lança livro em coleção dedicada à mitologia Yorubá na programação da Flipelô!

Pesquisadora da cultura afro-brasileira, Carolina Cunha lança livro em coleção dedicada à mitologia Yorubá na programação da Flipelô!

A autora e ilustradora está em Salvador para o lançamento presencial de Oxóssi, que acontece no dia 10 de agosto (quinta-feira) na Festa Literária Internacional do Pelourinho

Por Michel Telles
Ás

Pesquisadora da cultura afro-brasileira, Carolina Cunha lança livro em coleção dedicada à mitologia Yorubá na programação da Flipelô!

Foto: Divulgação

Com histórias surpreendentes e belas, o quinto livro da coleção Histórias do Okú LáiLái, dedicada à mitologia Yorubá, da autora, ilustradora e pesquisadora Carolina Cunha, apresenta Oxóssi, um dos orixás mais celebrados do Brasil. Composto de histórias em rico diálogo entre texto e imagens, e um apêndice de contextualização de Oxóssi na África, Cuba e outras regiões das Antilhas e Brasil, o livro será lançado nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, às 10h30, na programação da FLIPELÔ, na Praça das Artes (Espaço Infantil Mabel Veloso), com a presença de Carolina, e contação de histórias. Dedicada a homenagear e celebrar a memória e o legado de Mãe Stella de Oxóssi e Jorge Amado, a Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, acontece em 2023 entre os dias 09 e 13 de agosto, com programação intensa.

Caçador corajoso e conhecido pela sua determinação, “o herói caçador, amante da liberdade, que ensina a gente a se lançar com coragem, mas também com muita cautela, em busca da nossa felicidade, é o personagem central desse livro, que também apresento trechos de poemas, cantigas e termos em Yorubá, traduzidos em notas de rodapé”, conta Carolina, baiana nascida em salvador, que mora atualmente em São Paulo, onde trabalha como escritora, ilustradora e designer gráfica.

Neste quinto título da coleção Histórias do Okú Láilái, dedicada à mitologia Yorubá, a autora suas inúmeras qualidades: “Firme nos seus propósitos, nos seus passos, bem como no manuseio dos seus instrumentos de caça, quando Oxóssi dispara sua flecha, ele já alcançou o futuro, traçou seu destino. Ele é o invencível caçador que adentra a mata escura com seu irukerê e jamais se intimida diante do perigo, do mistério, sabe viver nas selvas”, ressalta a escritora que é também autora de Aguemon, ABC afro-brasileiro, Mestre gato e comadre onça, Yemanjá, Eleguá, Awani e Ogum Igbo Igbo.

Sobre a Coleção Histórias do Okú LáiLái

Na África, os deuses cultuados pelos povos Yorubá e Fon, são chamados orixás e voduns. Alguns vieram do céu, outros foram homens que viveram na Terra muito antigamente e se tornaram imortais, devido a suas qualidades sublimes. A memória desses antepassados entes primordiais e heróis divinizados é preservada com admirável fidelidade por seus descendentes até hoje. Para eles, a família é a maior de todas as riquezas. Histórias do Okú LáiLái, este repertório de narrativas exemplares da tradição legendária, está atado ao sistema milenar de mitos (itáns) do Ifá e evidencia a forte relação entre a cultura e a religião desses povos. Recomendadas para leitores de todas as idades interessados em mitologia, estas lendas retratam conceitos originais e revelam um jeito muito encantador de entender o mundo. No quinto livro da coleção dedicada à mitologia Yorubá, a autora, ilustradora e pesquisadora da cultura afro-brasileira Carolina Cunha apresenta Oxóssi, um dos mais celebrados orixás do Brasil.

Lançamento do livro Oxóssi, de Carolina Cunha, na FLIPELÔ

Quando: 10 de agosto, às 10h30

Onde: Praça das Artes (Espaço Infantil Mabel Veloso)

EVENTO GRATUITO                                      

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário