Pesquisadores apresentam fóssil inédito de dinossauro carnívoro encontrado em São Paulo
A espécie viveu em Monte Alto, SP, há 70 milhões de anos, e pertence à família dos abelissaurídeos
Foto: Reprodução/G1
Pesquisadores em Monte Alto (SP) encontraram um fóssil inédito de dinossauro com mais de 70 milhões de anos descoberto na zona rural do município.
O fóssil, nomeado de Kurupi itaata, pertence à família dos abelissaurídeos e é o primeiro carnívoro encontrado na cidade, que é considerada terra dos dinossauros por conta das descobertas de fósseis e por abrigar um museu de paleontologia.
De acordo com o paleontólogo Fabiano Vidoi Ioro, um dos responsáveis pela descoberta, a primeira parte do fóssil foi encontrada em 2002, mas somente em 2014 foi finalizado os trabalhos de escavação.
"A princípio, eram ossos da bacia do dinossauro, e a gente veio identificar mais tarde que seria um dinossauro carnívoro. Daí nossos olhos brilharam e falamos que tínhamos que escavar mais, procurar novos ossos. Nessa escavação ao longo dos anos, achamos algumas vértebras que permitiram que a gente identificasse, após os estudos, que era um animal inédito", disse.
Os abelissaurídeos estão entre um dos maiores predadores da América do Sul, predominantemente na Argentina, que concentra o maior número de espécies. Eles viveram há cerca de 145 milhões e 66 milhões de anos atrás.
"No Brasil, essa é a quarta espécie descrita que está sendo apresentada ao público", firma a paleontóloga e coordenadora do museu, Sandra Tavares. Os fósseis ficarão expostos no Museu de Paleontologia.