Pesquisadores avançam no desenvolvimento de terapia para febre amarela

Medida servirá para tratar casos graves da doença e evitar mortes

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores avançam no desenvolvimento de terapia para febre amarela

Foto: Reprodução/Pixabay

A vacina contra a febre amarela salva milhares de vidas anualmente. No entanto, nem sempre a cobertura vacinal na população é total e há determinados grupos que não podem receber o imunizante por causa de possíveis reações adversas. Sem medicamentos disponíveis, a taxa de mortes fica entre 20% e 60% dos casos. Diante do cenário, o desenvolvimento de uma terapia moderna contra a doença pode salvar vidas.

Em ensaios com animais, um estudo, com participação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), demonstrou a eficácia de anticorpos sintéticos contra a febre amarela. Em macacos rhesus, que desenvolvem a doença de forma muito semelhante aos seres humanos, os compostos testados conseguiram impedir o agravamento da infecção e prevenir as mortes. 

“É um resultado muito importante porque demonstra que os anticorpos são eficazes num modelo altamente suscetível”, afirma a pesquisadora Myrna Bonaldo, chefe substituta do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do IOC/Fiocruz. 

Segundo ela, a próxima etapa do trabalho deve ser a fabricação de um lote de anticorpos, seguindo procedimentos de boas práticas de fabricação, para a realização de testes em humanos. “Se a eficácia for confirmada, será um tratamento muito importante para os casos de febre amarela grave. Pode ser uma ferramenta terapêutica para salvar muitas pessoas”, completa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário