Tecnologia

Pesquisadores confirmam origem da pena fóssil mais antiga do mundo

Conclusão dos estudos foi publicada na semana passada

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores confirmam origem da pena fóssil mais antiga do mundo

Foto: Reprodução/SóCientífica

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo paleontólogo e cientista digital da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, Ryan Carney, confirmou uma hipótese que permaneceu incerta durante mais de um século e meio: a de que a pena fóssil mais antiga do mundo, descoberta em 1861, na Alemanha, pertencia a espécie Archaeopteryx (um pássaro pré-histórico com algumas características de dinossauro que viveu há cerca de 150 milhões de anos). 

Antes da publicação do estudo na última quarta-feira (30) na revista Scientific Reports. Os cientistas divergiam opiniões sobre a origem da pluma-histórica. Um estudo comandado pelo pesquisador Michael Pittman, da Universidade de Hong Kong e divulgado em 2019, concluiu que a primeira pena fóssil descoberta não pertencia a ave Archaexopteryx, alegando que sua curvatura era severa demais para pertencer à espécie.

Para se certificar de sua hipótese, os cientistas examinaram o único fóssil conhecido da espécie que preserva as impressões das superfícies superiores das asas, e constaram que o vestígio era praticamente idêntico a plumagem da asa em termos de estrutura. "Fiquei surpreso com a semelhança entre eles", afirmou Carney à National Geographic.

A evidência mais convincente que a equipe encontrou para sustentar sua tese, no entanto, se deu ao analisar mapas de calcários na região de Solnhofen, no sul da Alemanha, onde 13 fósseis de Archaeopteryx foram encontrados: constatou-se que o local ficava a menos de 2,4km de onde a pena fóssil foi descoberta. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário