Pesquisadores descobrem tratamento promissor contra a cegueira hereditária

Estudo pode ser resposta para o desenvolvimento de tratamentos para a doença

Por Da Redação
Ás

Pesquisadores descobrem tratamento promissor contra a cegueira hereditária

Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto

Um estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine. Feita por um grupo de pesquisadores liderados pelo oftalmologista Patrick Yu-Wai-Man, da Universidade Cambridge, a pesquisa investigou um tratamento promissor para a cegueira hereditária. Os resultados, que ficaram longe da hipótese que os cientistas queriam comprovar, acabaram se mostrando um sucesso em outro aspecto. 29 dos 37 pacientes que participaram dele tiveram melhoras em sua visão. Os testes foram realizados em pacientes com neuropatia ótica hereditária de Leber (LHON), que afeta a mitocôndria e causa a morte das células da retina.

Com isso, a perda da visão é rápida, o que leva algumas pessoas se tornam completamente cegas em um ano. O tratamento em questão tinha como base o vírus modificado sem capacidade de reprodução, com uma cópia corrigida do gene. Para entender se ele funcionava, os pesquisadores injetaram o vírus em somente um dos olhos dos pacientes, enquanto o outro olho recebeu uma injeção de placebo.

Foi então que tudo mudou para os cientistas. O objetivo deles era comprovar que o olho tratado melhorava, enquanto o outro, que não recebeu o tratamento, continuava na mesma situação. Mas, o que foi observado foi que ambos os olhos apresentaram melhoras substanciais. Isso pode ser explicado porque, segundo os cientistas, o vírus encontrou uma forma de se transportar de um olho para o outro, muito provavelmente pelo nervo ótico.

Testes realizados em macacos que receberam a mesma injeção que os humanos indicaram a presença de DNA viral nos dois olhos. O vírus não foi encontrado em nenhum outro lugar do corpo dos macacos. A companhia que desenvolveu o tratamento, a francesa GenSight Biologics, enviou os resultados para agências reguladoras europeias e esperam ter uma aprovação até o final deste ano. Se tudo der certo, as injeções podem ajudar algumas pessoas a enxergar novamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.