Pesquisadores dos EUA confirmam que um meteoro interestelar colidiu com a Terra
Rocha espacial se originou de fora do nosso Sistema Solar
Foto: Reprodução/ATG MEDIALAB/ESA
Um documento do Comando Espacial dos Estados Unidos aponta que pesquisadores descobriram o primeiro meteoro interestelar a atingir a Terra. Trata-se do CNEOS 2014-01-08, que caiu ao longo da costa nordeste de Papua-Nova Guiné em 8 de janeiro de 2014. A informação é da CNN.
Um meteoro interestelar é uma rocha espacial que se origina fora do Sistema Solar, uma ocorrência rara. De acordo com o documento, a descoberta foi uma surpresa para Amir Siraj. Em um estudo feito em 2019, enquanto era estudante de graduação na Universidade de Harvard, ele identificou o objeto como um meteoro interestelar.
Siraj estava investigando ʻOumuamua, o primeiro objeto interestelar conhecido em nosso sistema solar que foi encontrado em 2017, com Abraham Loeb, professor de ciências da Universidade de Harvard. Na época, Siraj decidiu passar pelo banco de dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa para encontrar outros objetos interestelares e encontrou o que ele acreditava ser um meteoro interestelar em poucos dias.
A alta velocidade do meteoro foi o que inicialmente chamou a atenção de Siraj. O meteoro estava se movendo a uma velocidade de cerca de 45 quilômetros por segundo em relação à Terra, que está se movendo a cerca de 30 quilômetros por segundo ao redor do Sol. Loeb e Siraj, no entanto, não conseguiram publicar suas descobertas em um jornal porque os dados vieram do banco de dados Cneos da Nasa, que não divulga informações como a precisão das leituras.