• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Pesquisadores projetam que até 2050 haverá mais de 153 milhões de pessoas com demência no mundo

Pesquisadores projetam que até 2050 haverá mais de 153 milhões de pessoas com demência no mundo

Número não será maior por causa do aumento do acesso da população à educação

Por Da Redação
Às

Pesquisadores projetam que até 2050 haverá mais de 153 milhões de pessoas com demência no mundo

Foto: Reprodução/Drauzio Varella

Uma pesquisa alerta que em 2050 o mundo poderá ter mais de 153 milhões de pessoas com demência. O estudo, que reúne dados de 195 países, aponta que os casos da doença devem quase triplicar nos próximos anos.      

A demência é considerada a sétima causa de morte em todo omundo e uma das principais causas da incapacidade entre os idosos. De acordo com o estudo, essa projeção também está relacionada às altas taxas de tabagismo, obesidade e diabetes. 

“Precisamos nos concentrar mais na prevenção e no controle dos fatores de risco antes que eles resultem em demência”, disse a autora principal do estudo, Emma Nichols, do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington, nos EUA.

Apesar da estimativa, os pesquisadores também apontam que houve redução de 6,2 milhões na projeção de números de casos. Segundo eles, a explicação é o aumento do acesso da população à educação.

“Mesmo avanços modestos na prevenção da demência ou no retardamento de sua progressão trariam benefícios notáveis. Para a maioria dos países, isso significa expandir programas locais apropriados e de baixo custo que apoiem dietas mais saudáveis, mais exercícios, parar de fumar e melhorem o acesso à educação”, esclarece Nichols.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário