Pesquisadores recomendam que pais procurem médico antes de dar suplemento aos filhos
Organização dos EUA diz que família deveria desenvolver bons hábitos para dormir
Foto: Reprodução
A Academia Americana de Medicina do Sono, nos Estados Unidos, recomendou que os pais consultem um médico antes de dar suplementos contendo melatonina para as crianças. O alerta foi dado revivo ao aumento da procura pelo sistema de saúde nós Estados Unidos, principalmemte com casos de crianças pequenas que ingerem algo por acidente.
A melatonina é um hormônio natural que ajuda a regular o tempo de sono. No Brasil, a sua venda foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2021, como sendo um suplemento diário para auxiliar no sono.
Um estudo descobriu que a vulnerabilidade mais significativa no conteúdo de melatonina, por conta dos comprimidos mastigáveis, é a forma que as crianças tem mais chances de ingerir.
Segundo Adeel Rishi, vice-presidente da AASM, a melatonina é útil no tratamento de alguma disturbios do sono, e pode ajudar crianças e adultos a adormecer rápido, mas de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), de 2012 a 2021 o número de intoxicação entre crianças no país aumentou 530%, e a melatonina se tornou a substância mais frequente a ser ingerida de forma acidental em 2020. Mais de 4 mil internações aconteceram, sendo que 287 pacientes infantis, precisaram de cuidados intensivos.