Pessoas com 40 anos ou mais ainda são minoria nas faculdades brasileiras
São pouco mais de 5% do total nas universidades do Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ao menos 5% dos estudantes do ensino superior nas universidades brasileiras têm 40 anos ou mais. Os dados são do “Mapa do Ensino Superior” do Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras do setor no Brasil.
De acordo com o levantamento, em 2021, apenas 7,1% dos alunos de cursos presenciais de universidades privadas tinham 40 anos ou mais. Na rede pública, o percentual é ainda menor, de 4,7%.
Mesmo no período de ápice da pandemia, a média foi parecida. Em 2019, 6,7% dos estudantes que frequentavam universidades particulares estavam nessa faixa etária. Na rede pública, a proporção era de 5%.
Na modalidade de ensino à distância, a população desta faixa etária aparece um pouco mais representada na proporção de estudantes. Em 2021, eram 20,7% do total na rede privada e 27% no ensino público.
Preconceito
Na última semana, um vídeo viralizou na internet após três estudantes do curso de Biomedicina de uma universidade particular de Bauru, em São Paulo, debochar de uma colega de 40 anos.
Na gravação, uma das estudantes pergunta, em tom de ironia, como se ‘desmatricula’ uma colega de sala. Outra estudante responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda mais uma colega.
A Unisagrado, universidade onde estudam as envolvidas no vídeo, manifestou publicamente seu apoio à estudante ofendida e disse que não compactua com nenhum tipo de discriminação.