Pessoas com deficiência comemoram acesso à Vila de Natal em Salvador
Dia Internacional das PCDs foi celebrado na última sexta-feira (3)
Foto: Betto Jr./Secom
Celebrado na última sexta-feira (3), o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência deste ano tem como lema, conforme formulação da Organização das Nações Unidas (ONU), “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-covid-19 inclusivo, acessível e sustentável". Atualmente, tornar os ambientes mais inclusivos tem sido pauta de diversos debates mundo afora. Em Salvador, a prefeitura tem investido na acessibilidade e, neste ano, as pessoas com deficiência (PCDs) têm o acesso facilitado para visitar a Vila de Natal montada no Campo Grande, em Salvador.
Além de PCDs em geral não precisarem de agendamento para entrar no espaço, benefício que se estende aos dois acompanhantes a que cada um têm direito, pessoas com deficiência visual encontram a apresentação de todas as atrações da Vila de Natal em braille. Além disso, a vila conta com três cadeiras de rodas, cedidas pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), que ficam à disposição de pessoas com dificuldade de locomoção.
Também dispõem, quando comparecem em grupo, de colaboradores para orientá-los durante a visitação. A aposentada Nilde Costa, de 87 anos, elogiou a iniciativa. “Me surpreendi. Quase aluguei uma cadeira de rodas para vir, mas não deu tempo. Quando cheguei, a funcionária me trouxe uma, foi uma ótima surpresa. A organização está de parabéns”, disse.
A estudante Cristiane Oliveira, que perdeu a visão há três anos, também comentou sobre o tratamento recebido no espaço. “É maravilhoso a gente poder ler em braille a descrição de cada atração de um espaço público como este. O sentimento é de inclusão e igualdade”, disse.
Agendamento
O espaço poderá ser visitado até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento pela internet. O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h, 20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa é de até 50 minutos.