Petrobras consegue licença do Ibama para perfurar poço na Foz do Amazonas
Segundo o Ibama, a licença foi concedida após uma série de aperfeiçoamentos no projeto

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras
A Petrobras recebeu nesta segunda-feira (20) a licença de operação do Ibama para perfurar um poço exploratório em águas profundas na Foz do Amazonas. A área é considerada uma das novas fronteiras de petróleo e gás do país.
Segundo o Ibama, a licença foi concedida após uma série de aperfeiçoamentos no projeto da Petrobras. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou a decisão e disse que a exploração da Margem Equatorial é o "futuro da soberania energética".
"Defendemos exploração com total responsabilidade ambiental e padrões internacionais, garantindo benefícios para brasileiras e brasileiros", afirmou Silveira.
Ambientalistas criticas a licença, sobretudo diante da proximidade da COP30.
O Farol da Bahia contatou o Ibama a fim de esclarecer sobre quais termos a licença foi concedida e de que forma será assegurada a responsabilidade ambiental durante o processo. Até a publicação deste texto, porém, não houve resposta.