Petrobras possui 510 casos confirmados de Covid-19
Companhia possui 1.301 casos suspeitos da doença
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
O boletim divulgado nesta semana pelo Ministério de Minas e Energia (MME) constatou 510 casos de covid-19 entre os funcionários da Petrobras. O número abrange trabalhadores diretos e de empresas terceirizadas. De acordo com a estatal, até o dia 24 deste mês, eram 184 46.416 empregados diretos. Há 1.301 casos suspeitos na empresa.
Na última quarta (29), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) denunciou que, entre os casos de funcionários com a doença, estão incluídos, funcionários que trabalham em sete plataformas da Bacia de Campos, localizada no norte do Rio de Janeiro.
Em nota, a Petrobras diz ter recebido denúncias realizadas por meio de um canal criado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense). “Diariamente de dois a três trabalhadores embarcados têm deixado seus postos de trabalho nas plataformas com sintomas da doença. Há relatos crescentes de trabalhadores com medo e psicologicamente abalados”, de acordo com a FUP.
O comunicado da FUP ainda destaca regularidades no transporte de funcionários para plataformas, com vans e helicópteros funcionando normalmente com capacidade normal e que testes só ocorrem para trabalhadores embarcados.
A Petrobrás afirmou que, no momento dos desembarques, o colaborador utiliza máscara, "conforme recomendação do Ministério da Saúde", e conduzido por veículos que aguardam perto da aeronave, evitando o trânsito em áreas comuns do aeroporto.