Petrobras reduz emissões de gases de efeito estufa em 39% e mapeia oportunidades para mitigação
Empresa dobrou eficiência em emissões de GEE na produção de petróleo e gás e estuda energias de baixo carbono
Foto: Reprodução
A Petrobras anunciou que reduziu suas emissões de gases de efeito estufa em 39% de 2015 a 2022, incluindo uma queda de 67% nas emissões de metano no período. A empresa mapeou cerca de 500 oportunidades para mitigação de emissões de GEE em todos os segmentos, classificadas em cinco categorias: eficiência, energia, perdas, processo e remoção de CO2.
Além disso, a empresa dobrou sua eficiência em emissões de GEE na produção de petróleo e gás com tecnologias de redução de emissões, como o CCUS.
A Petrobras também está explorando novas oportunidades nos segmentos de energias de baixo carbono, como bioprodutos, hidrogênio e renováveis. A empresa bateu recorde mundial no ano passado com 10,6 milhões de toneladas de CO2 reinjetadas nos campos do pré-sal, aumentando a eficiência da produção e reduzindo a intensidade de emissões.
Viviana Coelho, gerente executiva de Mudanças Climáticas da Petrobras, destacou esses avanços no painel “O Potencial Brasileiro na Oferta de Carbono e o Soft Power Verde” no evento Rio 2C. A Petrobras tem a ambição de atingir a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa em 2050.