Peugeot 2008 recebe mudanças na linha 2023: conheça a Griffe THP
Traseira, teto e para-choques tem mudanças: preço é competitivo diante dos concorrentes
Com vendas em alta no país, a Peugeot vem fazendo mudanças pontuais nos preços e mix de produtos em um portfólio restrito. Hoje com o 208, 2008, Partner Rapid e Partner minivan, a marca agora faz alterações no 2008. Nesta semana o Farol da Bahia teve um contato rápido com a versão Griffe 1.6 THP já na linha 2023 que custa R$ 124,9 mil. Mas o que mudou com a nova linha?
O Peugeot 2008 ganha algumas mudanças no visual. Na dianteira, grade com contorno em preto brilhante, pontos cromados na parte central, farois do tipo projetor halógeno com DRL e o teto é preto brilhante em um outro tom em relação à carroceria. E vai além:
A traseira ganha um elemento central que acompanha o teto remetendo ao SUV 3008 e também ao 208, que vem se saindo muito bem no mercado brasileiro com a mexida promovida pela Stellantis.
Por dentro, o carro traz interior com novos bancos com revestimento integral em couro. Vale lembrar que todo o 2008 com bancos "em couro" trazia na verdade revestimento parcial com tecido. O revestimento interior do teto é na cor cinza claro enquanto o painel recebeu um aplique cinza escuro de aspecto atualizado para disfarçar o estilo do crossover que já é um velho conhecido por aqui.
Há itens interessantes como ar condicionado digital dual zone, boa multimídia flutuante com Apple Car Play e Android Auto além de câmera de ré, alarme na chave, rodas aro 16 com acabamento diamantado e rack de teto destacado que remete à peça já fabricada em anos anteriores. É bm equipado mas já traz sinais da idade ao não oferecer partida por botão, carregador de celular por indução ou farois em LED. A lanterna traseira tem três elementos agora em LED bem como o brake light, outra novidade.
A alavanca do câmbio automático é a mesma bem como o acabamento central do console e seus botões e comandos. O acionamento do freio de estacionamento por "manche de avião" segue interessante e está entre os novos bancos.
Sem dúvida o melhor a respeito do Peugeot 2008 Griffe é o motor 1.6 turbo THP. Para identificá-lo, a Peugeot colocou um emblema na tampa do porta-malas. São 165 ou 173cv e 24,5kgfm de torque controlado por câmbio automático de seis velocidades. Seu melhor está mesmo no desempenho. Neste primeiro contato com o carro aceleramos o Peugeot 2008 Griffe em um teste bem rápido com menos de 24h. Mas foi o possível para perceber que desempenho é seu ponto alto enquanto o ponto fraco está na falta de alguns itens que os concorrentes já trazem.
O Peugeot 2008 Griffe custa R$ 24,9 mil. É o preço das versões de entrada de crossovers como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross e Nivus e Hyundai Creta com motor 1.0 turbo na faixa de 120cv. O Fiat Pulse por exemplo, com motor 1.0 mais forte, com 130cv, já superou os R$ 135 mil. Na família de crossoovers com motor 1.6 aspirado a competitividade do 2008 turbo é menos interessante mas merece destaque. É o caso do Renault Duster ou do Nissan Kicks, mais baratos na faixa dos R$ 110 mil, porém menos equipados e com desempenho menos interessante. O Peugeot 2008 THP traz mais por menos e mesmo com seu projeto já antigo, mostra no conjunto suas virtudes e quer acelerar nas vendas ainda neste semestre com a chancela da Stelllantis.