Peugeot 2008 vai mal em teste de segurança

SUV compacto argentino fica apenas com 1 estrela

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Peugeot 2008 vai mal em teste de segurança

O Latin NCap, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe divulgou o resultado dos testes com o Peugeot 2008 e a notícia é negativa para a marca. 

Produzido em El Palomar na Argentina o Peugeot 2008, que oferece quatro airbags (dois frontais e dois laterais para o tórax) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, e Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS, na sigla em inglês) como opcionais, alcançou 42,16% em Ocupante Adulto, 59,21% em Ocupante Infantil, 54,48% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 55,81% em Assistência à Segurança.

O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e foi classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira padrão. A classificação obtida em proteção de ocupantes adultos limitou o resultado do modelo a uma estrela.

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESC e Sistema de Assistência de Velocidade (SAS). O modelo apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal e, no teste de impacto lateral, a proteção lateral foi boa para todas as regiões do corpo.

A proteção do peito da criança de um ano e meio foi deficiente e a proteção da cabeça e do peito da criança de 3 anos poderia ter sido melhor. A proteção dos pedestres em geral foi boa, com alto risco de lesões nas áreas próximas ao para-brisa e aos pilares A. A parte superior e inferior das pernas apresentaram proteção adequada a boa.

O requisito mínimo de pontuação de segurança passiva para pontuar no ADAS na proteção do ocupante adulto não foi atingido, assim como as taxas mínimas de disponibilidade. Os airbags laterais de cortina padrão e o interruptor de desativação do airbag do acompanhante para evitar o risco de lesões em crianças que viajam viradas para trás só são oferecidos nas versões mais caras.

Segundo o Latin NCap, de acordo com os protocolos atuais, os fabricantes podem sempre solicitar a avaliação do equipamento de segurança opcional para que a Latin NCAP faça comentários sobre essas tecnologias e seu desempenho, mas a Peugeot não fez essa solicitação.

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