PF apreende 90 toneladas de cigarros contrabandeados em ação no porto de Salvador
Operação foi realizada em parceria com a FAB, Marinha e Receita Federal
Foto: Divulgação
A Polícia Federal apreendeu 90 toneladas de cigarros contrabandeados na manhã desta quarta-feira (16), no porto de Salvador. A operação foi realizada com apoio das Forças Aéreas Brasileiras (FAB), Marinha do Brasil e Receita Federal. De acordo com informações da polícia, a carga foi encontrada dentro de um barco pesqueiro, sem notas fiscais e comprovantes de pagamentos de tributos.
No total, oito tripulantes foram presos. Não foi detalhado de onde saiu e para onde iria a embarcação, que foi monitorada pelos policiais durante quatro dias. A carga apreendida, no entanto, foi encaminhada para a Alfândega do Porto de Salvador.
A Receita Federal dará perdimento e destinação à carga apreendida. No caso do cigarro, a carga é destruída de forma ambientalmente correta, e o grupo criminoso fica sujeito a multas administrativas, em torno de mil reais por caixa de cigarro. A prática do contrabando acarreta uma série de prejuízos: a perda significativa na arrecadação de tributos, o que impacta na vida de todo cidadão; o risco à saúde da população, porque o cigarro contrabandeado, por não passar pelo controle sanitário, pode trazer ainda mais riscos do que os habituais que o produto já apresenta; além do impacto direto na indústria nacional.