PF cumpre mandados da 75ª fase da Lava Jato no Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe
Não há ordens de prisão expedidas até o momento

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quarta-feira (23), 25 mandados de busca e apreensão referentes a 75ª fase da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Não há ordens de prisão expedidas. A fase investiga crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro que ocorreram durante uma contratação bilionária de navios lançadores de linha através da Petrobras.
Os navios são chamados de PLSVs e são criados para atuar em alto-mar, em águas com profundidade de até 3 mil metros.
Segundo a PR, os fatos vieram à tona, após depoimentos de colaboração premiada de lobistas que atuavam junto a funcionários da Petrobras e agentes políticos com influência na estatal. A operação foi batizada de Boeman.
A PF informa que, um dos investigados obteve vantagens indevidas através de informações privilegiadas junto a setores técnicos da estatal para a formulação das propostas vencedoras do certame licitatório. Na contrapartida disso, os colaboradores garantiram, por meio de contatos políticos, conforme as investigações, que as empresas estrangeiras viessem a ser incluídas no processo competitivo.
As investigações contam com uma ajuda jurídica internacional. A Polícia Federal obteve informações de que autoridades holandesas também conduziam investigações de fatos envolvendo os atos ilícitos para o fornecimento dos navios lançadores de linha.
De acordo com a PF, as empresas estrangeiras vencedoras da licitação, posteriormente, subcontrataram uma companhia holandesa para execução do serviço licitado, a qual era representada por um dos empresários brasileiros investigado, e que, em virtude dos acertos espúrios, também realizou pagamentos ilícitos aos envolvidos.