PF cumpre mandados de busca e apreensão contra grupo acusado de tráfico de drogas no extremo sul baiano
Operação Apito Final foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26); foram identificados indícios de participação de agentes públicos no esquema criminoso

Foto: Divulgação/ PF
A Polícia Federal (PF) cumpriu nove mandados de busca e apreensão na região do extremo sul baiano na manhã desta terça-feira (27). A ação faz parte da Operação Apito Final, que investiga a atuação de uma organização criminosa estruturada na localidade.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis e Ubaitaba. De acordo com a PF, apurações apontam a existência de um grupo com divisão de tarefas voltadas sobretudo para o tráfico de drogas. Também foram identificados indícios de cooptação de agentes públicos, com possível fornecimento de informações privilegiadas, além de interferências indevidas em estruturas institucionais, com o objetivo de favorecer os interesses do grupo criminoso.
Ainda segundo a corporação, além do tráfico de drogas a quadrilha movimentava recursos financeiros e possuía uma logística operacional e a utilização de meios destinados a dificultar a identificação dos envolvidos, como comunicações clandestinas e o uso de terceiros.
A operação foi desenvolvida em atuação conjunta com o Ministério Público da Bahia (MPBA), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) e Polícia Militar da Bahia (PMBA). A PF destaca que as investigações seguem em curso e que novas diligências poderão ser realizadas conforme o avanço dos trabalhos.


