PF cumpre mandados em operação de combate a desvios de recursos públicos na BA; empresa recebeu mais de R$ 7 milhões em 4 anos
Investigações apontam que processos licitatórios foram fraudados na cidade de Gongogi
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (24) a operação "Pacto Infame", com o objetivo de combater desvios de recursos públicos, fraudes licitatórias e associação criminosa, envolvendo contratos na área de engenharia civil da cidade de Gongogi, no sul da Bahia.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itabuna, Ipiaú, Ibicaraí e Gongogi, todas na região sul do estado. As ordens judiciais buscam coletar provas para fortalecer a investigação, além de identificar novos crimes e envolvidos.
Os nomes dos alvos da operação não foram divulgados. Segundo a polícia, diversos processos licitatórios teriam sido fraudados para beneficiar uma empresa sediada em Gongogi, que validou quase 20 contratos e recebeu mais de R$ 7 milhões de pagamentos da prefeitura, nos últimos quatro anos.
O grupo investigado estaria envolvido em fraudes desta natureza desde 2017, com atuação também em outras cidades baianas. Os nomes dos municípios não foram revelados.
O nome da operação foi dado por causa da qualidade do ajuste realizado entre os empresários e funcionários da prefeitura para concretização de ações desonestas em detrimento do erário público.