PF deflagra operação para investigar suspeitos de invadir sistemas do CNJ para libertar presos
Ao menos 15 fraudes foram detectadas pela Polícia Federal
![PF deflagra operação para investigar suspeitos de invadir sistemas do CNJ para libertar presos](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200510/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=76e82cb2e4fd08a48d3cebbed1ff5d1d)
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (13), a operação 'Data Change', com o objetivo de investigar uma organização criminosa que invadiu os sistemas de execução penal e de mandados de prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para libertar criminosos de alta periculosidade.
Foi revelado que os criminosos buscavam alterar dados relacionados às penas, adiantando as datas para progressão de crimes. Com a progressão do cumprimento das penas, os presos passavam para o regime semiaberto, rompiam as tornozeleiras eletrônicas e se tornavam foragidos da polícia.
Foram identificados pelo menos 15 fraudes, “mas esse número pode aumentar com os desdobramentos da investigação que está em curso”, informou a Polícia Federal.
Entre os presos beneficiados estariam membros de facções criminosas e condenados a mais de 60 anos de prisão.
A PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Goiânia, Goiás. Há a suspeita de que advogados compõem o grupo criminoso. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que está acompanhando as investigações.