PF detalha "Operação Efeitos Adversos" que cumpre 18 mandados em Juazeiro
Ação é contra desvios de recursos públicos e fraudes da Saúde

Foto: Divulgação
A Polícia Federal (PF) detalhou a "Operação Efeitos Adversos" realizada na manhã desta quarta-feira (16), em Juazeiro, cidade no norte da Bahia. No total, a ação de combate a desvios e recursos públicos na Bahia e em Pernambuco cumpre 14 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária. Na internet se fala que os alvos das prisões foram funcionários ligados a secretaria de saúde da cidade.
A operação contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e cumpriu as determinações expedidas pela Justiça Federal em Petrolina.
De acordo com a PF, as investigações apontaram a atuação de uma organização criminosa que fraudava licitações e superfaturava contratos de fornecimento de medicamentos para 28 prefeituras baianas, dentro de programas federais. Essas fraudes, praticadas por empresas de um mesmo grupo familiar, aconteceram entre 2013 e 2018.
Um dos alvos da operação foi a Secretaria de Saúde (SESAU). “Ao longo das investigações foram constatados, ainda, indícios de pagamento de propina a servidores públicos de alguns dos municípios contratantes, além de indícios de lavagem dos recursos obtidos a partir das fraudes“, relata a PF.
28 Prefeituras integravam o esquema, que resultou no valor de R$ 34 milhões em contratos, somando todas as cidades envolvidas, valor esse contabilizado até novembro de 2018. De acordo com a CGU, a organização causou um prejuízo de R$ 1.812.988,97 entre superfaturamento e despesas não comprovadas. A PF não forneceu nomes de presos ou investigados. Em nota divulgada nesta quarta-feira (16), a SESAU não assumiu as acusações e afirmou que trabalha com transparência.
Veja nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) reforça que trabalha com transparência em suas ações e que está contribuindo com a apuração dos fatos pela Polícia Federal e órgãos de controle da União, reiterando que confia na Justiça”.