PF e CGU deflagram operação contra desvio de dinheiro público em Juazeiro, na Bahia
Sete mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal

Foto: Reprodução
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagram na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Expresso Sertão, onde cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, sendo quatro em Juazeiro, na Bahia, e três em Juazeiro do Norte, no Ceará.
A investigação apura a atuação de um suposta organização criminosa que realizam crimes de fraude a licitações e de superfaturamento de contratos para prestação de serviços de transporte escolar à Prefeitura Municipal de Juazeiro.
De acordo com a PF, foi apurado que empresas que integram um mesmo grupo e com sede em Juazeiro do Norte venceram as licitações do município de Juazeiro, na Bahia, sucessivamente, no período compreendido entre 2009 e 2017, havendo registro de pagamentos até o ano de 2020.
Ainda segundo os agentes, a soma dos valores dos contratos do núcleo empresarial investigado com a Prefeitura de Juazeiro ao longo desse período chegou a R$ 82.578.882,39, com superfaturamento apurado até o momento em R$ 12.254.391,79 (considerados apenas os exercícios de 2016, 2017 e 2018).
Um dos alvos da operação é a residência da gerente de uma das empresas investigadas. A mulher, que não teve o nome revelado, já foi presa pela PF em 2007 por participação em tráfico internacional de drogas.