PF e MP ocultam nome da Lava Jato em nova fase da operação
Autoridades adotam nova nomenclatura "Laissez Faire, Laissez Passer"

Foto: Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) do Paraná deflagrou na última semana mandados de busca e apreensão ligados ao esquema de corrupção na Petrobras, porém, pela primeira vez em mais de sete anos, não chamaram as ações nem de "fase" nem de "Lava Jato". A informação é da Folha de S. Paulo.
"A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21/10), a Operação Laissez Faire, Laissez Passer. Cerca de 10 policiais federais cumprem em Niterói/RJ dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba/PR no bojo do complexo de investigações que apuram crimes contra a Petrobras", disse a nota de divulgação da PF à imprensa.
Nos documentos, segundo o jornal, a "Laissez Faire, Laissez Passer" era mencionada como "OP. LJ. 82", abreviação de 82ª fase da Operação Lava Jato. Já os documentos do Ministério Público Federal (MPF) apontaram que quem trabalhava naquele caso era o "grupo de trabalho Lava Jato". A Procuradoria no Paraná atribui a nova nomenclatura a critérios de ligação com o núcleo originalmente alvo da operação.