• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PF instaura inquérito para investigar causas do apagão que atingiu Brasil
Brasil

PF instaura inquérito para investigar causas do apagão que atingiu Brasil

O apagão aconteceu no dia 15 de agosto e deixou 25 estados e o DF sem energia elétrica

Por Da Redação
Ás

PF instaura inquérito para investigar causas do apagão que atingiu Brasil

Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal deu início nesta terça-feira (22) a um inquérito policial com o objetivo de investigar as causas do apagão que ocorreu em 15 de agosto, deixando 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica. O inquérito, que está sob sigilo, visa a averiguar possíveis crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, conforme comunicado da PF.

O apagão levou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a solicitar a investigação das causas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, envolvendo a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O ministro expressou a crença de que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não seria capaz de determinar se os eventos foram puramente técnicos ou se envolveram falhas humanas ou intencionais.

O incidente teve início às 8h30 de 15 de agosto, ocasionando a interrupção de 19 mil megawatts de energia, cerca de 27% da carga total naquele horário. O problema teve origem no desligamento incorreto da linha de transmissão 500 kV Quixadá-Fortaleza II, pertencente à Eletrobras Chesf, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.