• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • PF realiza operação contra esquema de fraude em licitações de serviços de sanitização em cidade baiana
Bahia

PF realiza operação contra esquema de fraude em licitações de serviços de sanitização em cidade baiana

Esquema utilizava recursos do FNDE e do Ministério da Saúde, em Canarana, no norte do estado

Por Da Redação
Ás

PF realiza operação contra esquema de fraude em licitações de serviços de sanitização em cidade baiana

Foto: Divulgação/Secom

Dez mandados de busca e apreensão são cumpridos, na manhã desta terça-feira (5), durante operação da Polícia Federal (PF) nas cidades de Canarana, no norte da Bahia, e Cedro, em Pernambuco, contra fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no interior baiano.

Os nomes e endereços dos alvos não foram divulgados. Segundo a PF, as licitações eram promovidas pela Prefeitura de Canarana e destinadas à prestação de serviços de controle de pragas e sanitização das ruas. A fraude utilizava recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde. 

As investigações apontam que os serviços com recursos públicos contratados não eram realizados em sua totalidade. Embora as licitações exigissem o uso de veículos e mão de obra, os carros não foram utilizados e o serviço de sanitização foi realizado por apenas um profissional, apesar dos valores significativos envolvidos.

Foram identificados ainda o uso de documentos supostamente falsos para beneficiar a empresa contratada, além da omissão do ente público e da empresa em apresentar documentos que comprovem a efetiva realização dos serviços.

Os mandados judiciais da operação batizada como "Sanit" foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos público.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.