• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • PF realiza operação contra mineração ilegal de ouro no interior da Bahia; uma pessoa foi presa
Bahia

PF realiza operação contra mineração ilegal de ouro no interior da Bahia; uma pessoa foi presa

Operação foi realizada na manhã desta segunda-feira (16), na cidade de Nordestina; dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
PF realiza operação contra mineração ilegal de ouro no interior da Bahia; uma pessoa foi presa

Foto: Reprodução

Uma pessoa foi presa e dois mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal (PF), na manhã desta segunda-feira (26), em Nordestina, no interior da Bahia, durante a Operação Lixiviação. Os suspeitos são investigados por mineração ilegal de ouro. 

De acordo com a PF, a operação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, iniciada em seis de junho de 2023. À época, a corporação identificou que os investigados, que não tiveram a identidade revelada, praticavam extração ilegal do material há anos. 

O crime evoluiu para a construção de laboratórios, onde os investigados recebiam e refinavam os rejeitos de moagens executadas por garimpeiros ilegais, através de processo químico industrial. 

O ouro era extraído do rejeito pelo grupo através da lixiviação, com a utilização ilegal de grande quantidade de Cianeto de Sódio, o que dá o nome da operação da PF desta segunda. O cianeto é uma substância altamente tóxica cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército. 

Segundo a PF, mesmo após o cumprimento de mandados judiciais em locais administrados pelos investigados, eles permaneceram praticando a mineração ilegal e a remessa do ouro para outros estados, em forma de barra ou já transformados em joias. 

Os envolvidos irão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 29 anos de reclusão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário