PF solicita informações ao GSI sobre mudanças na segurança de Bolsonaro
Objetivo é verificar se presidente queria apenas mudar sua segurança pessoal
Foto: Reprodução/Internet
A Polícia Federal (PF) expediu um ofício onde pede informações ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional) sobre as mudanças na equipe de segurança pessoal do presidente Jair Bolsonaro e de seus familiares, para verificar se a versão de defesa de Bolsonaro no inquérito sobre interferências indevidas na PF é verdadeira.
Os investigadores avaliam que, no vídeo da reunião de ministros do último dia 22 de abril, o presidente manifestou vontade de trocar a Superintendência da PF do Rio de Janeiro quando citou a necessidade de proteger familiares e amigos.
Bolsonaro afirmou que teve dificuldades em trocar "segurança nossa no Rio de Janeiro" e complementou afirmando que agora iria efetivar esta troca. A análise dos investigadores do caso é que era uma referência à troca no comando da Polícia no Rio de Janeiro, mas Bolsonaro e seus ministros argumentaram que ele falava da sua segurança pessoal.
Para apurar se a versão do presidente é verdadeira, a PF pediu ao GSI detalhes sobre todas as trocas feitas na equipe de segurança de Bolsonaro e de seus familiares, incluindo se ele já teve dificuldades para mudar nomes da equipe. O ofício foi destinado ao ministro Augusto Heleno, titular do GSI, nessa quinta-feira (21).