Cultura

PFDC pede que Ministério do Turismo amplie os prazos de projetos culturais

Secult tem 30 dias para informar andamento da recomendação

Por Da Redação
Ás

PFDC pede que Ministério do Turismo amplie os prazos de projetos culturais

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) recomendou, nesta sexta-feira (15), que a Secretaria Especial da Cultura (Secult) do Ministério do Turismo aumente a ampliação dos prazos de projetos culturais de 12 para 24 meses. 

Após a recomendação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Vilhena, a Secult tem o prazo de 30 dias para se manifestar sobre o andamento da solicitação. 

Em setembro, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) emitiu um ofício informando a edição de novo normativo que prevê a prorrogação por dois anos a contar das datas de vencimento de cada projeto. Porém, de acordo com a PFDC, a Secult condicionou este aumento dos prazos de projetos amparados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) a requisitos previstos em instrução normativa de 2019.

“Com efeito, não me parece adequado exigir, para o cumprimento de disposições da Lei Aldir Blanc, o cumprimento de condições previstas em ato infralegal anteriormente editado, que não se coadunam com a finalidade da lei", afirmou Vilhena. 

A  recomendação foi encaminhada à Secretaria Especial da Cultura, para a formulação de políticas, programas, projetos e ações que promovam a cidadania, e para o cumprimento da legislação pertinente, aponta a PFDC. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário