Pfizer: vacina para novas variantes pode ficar pronta até setembro
O objetivo é que um único imunizante seja destinado para todas as variantes conhecidas

Foto: Geovana Alburquerque/ Agência Saúde DF
O presidente da farmacêutica Pfizer, Albert Bourla – responsável por uma das vacinas contra a Covid-19 mais aplicadas no mundo – disse nesta quarta-feira que uma nova versão do imunizante contra todas as variantes descobertas até agora pode ser desenvolvida até setembro. A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa realizada pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas.
O objetivo é que um único imunizante seja destinado para todas as variantes conhecidas, garantindo uma proteção ampla, ao invés de focar em produzir uma nova versão somente destinada para a Ômicron.
A vacina da Pfizer foi uma das primeiras contra a Covid-19 a ter aprovação por uma agência de saúde. O imunizante desenvolvido juntamente à empresa alemã BioNTech foi aplicado pela primeira vez no Reino Unido, no final de 2020. Já no Brasil, a vacina recebeu o registro definitivo pela Anvisa em fevereiro de 2021. No final deste mesmo ano, a agência deu o sinal verde para aplicação em crianças de 5 a 11 anos.


